domingo, 22 de abril de 2012


(LÍNGUA PORTUGUESA)

TEXTO ARGUMENTATIVO (01)



Texto:



 1) A partir da leitura dos textos verbal e não-verbal, responda: que tese está sendo defendida pelo anúncio publicitário? Explique.


  
2) Que elementos – verbais e não-verbais – estão sendo utilizados para convencer os leitores daquela tese?


3) Que recurso linguístico é utilizado para provocar uma reflexão sobre os moradores de rua?

  
4) Por trás de todo texto argumentativo, existe uma polêmica, uma controvérsia. Ao se inserir nessa polêmica, o texto adota um ponto de vista (que será sua tese) e rejeita outro (que será a contratese). Pensando nisso, responda: qual é o ponto de vista que o enunciador desse texto rejeita? Em outras palavras, qual é a contratese do texto?



GABARITO

1 O anúncio defende a tese de que discutir os problemas sociais, como os moradores de rua, é mais importante do que discutir problemas urbanos secundários, como a presença ou não de outdoors.


2 A segunda pergunta é completada pela imagem que vemos abaixo do outdoor. Ao ver um outdoor e pessoas morando em baixo dele, ficamos convencidos da tese defendida, ou seja, de que a discussão sobre os moradores de rua é mais importante.

3 Na primeira pergunta sobre os outdoors, a resposta é certa – vamos. Porém, na segunda pergunta, que nos leva a pensar sobre os moradores de rua, graças à imagem abaixo, o “vamos” é seguido de uma interrogação, o que nos leva a inferir o seguinte: quando os assuntos são menos importantes, como a presença de muitos outdoors na cidade de São Paulo, todos querem discutir, porém ninguém observa que existem outros problemas urbanos mais sérios a serem discutidos, de modo que o anúncio utiliza um “Vamos?” interrogativo, no sentido de chamar as pessoas para esse tipo de discussão e não outras.


4 A primeira pergunta, que chama as pessoas para discutir sobre a quantidade de outdoors em São Paulo é a contratese, justamente porque essa não é a discussão levantada pelo anúncio. Porém, ela é utilizada para favorecer a tese, para nos fazer refletir sobre o que de fato é importante discutir.


Beijos,
Rafael do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário