sexta-feira, 13 de abril de 2012

Koe galerinha, segue o gabarito dos capítulos 1, 2 e 3 da apostila de Geografia. Até a próxima aula!



Gabarito da apostila módulo 1 (2012)

Capítulo 1

1-A
2-D

3- A) Duas dentre as semelhanças:
· mão-de-obra barata
· modelo exportador
· condução por governos autoritários e centralizadores
· estabelecimento de zonas especiais para atração do capital externo
· predomínio da industrialização em setores de baixa tecnologia
B) Duas dentre as diferenças:
· mercado interno da China muito maior do que o taiwanês
· abundância de matérias-primas e fontes de energia na China em contraste com
Taiwan
· perfil da produção industrial com maior valor agregado em Taiwan
· expressiva quantidade de grandes e ineficientes estatais na China contrapondo-se à
economia predominantemente privada em Taiwan

4- A adoção do Euro institui um amplo fluxo territorial para mercado de capitais a partir da criação de padrões monetários e financeiros comuns entre a maioria dos membros da UE.
  Apesar das dificuldades econômicas comuns à maioria dos países da União Européia, a Alemanha destaca-se como uma das principais potências da Europa unificada. A diversidade da produção  de bens industriais, serviços e tecnologia, associada ao  poder do capital bancário - advindo da força da anterior moeda nacional: o marco -,  criou condições para a liderança econômica alemã na atual fase da unificação.


5-C
6-E

7- Paraguai, Argentina, Brasil, Uruguai. Não possui união monetária. Possui uma polarização exercida principalmente pelo Brasil, etc.

8-E
9-B
10- A) V,V,F
      b) V,F,F,V,F


capítulo 2

1-E
2- F,V,V,V,F,V
3-B
4-A
5-C
6-E
7-A) C,C,E,E
    B) E,V,E,V
8-A

Capitulo 3

1- 1 a) África
 b) A falta de infra-estrutura moderna impossibilita ou dificulta a conexão de grande parte dos países africanos à rede mundial. Esta falta está relacionada a guerras, que duram anos e décadas, às características históricas de subdesenvolvimento, aos governos ditatoriais desinteressados em melhorar a infra-estrutura, pequeno fluxo de investimentos estrangeiros nos países etc.

2-D
3-C
4-E
5- a) Países da Europa Ocidental, EUA, Canadá e Japão.
 b) informações econômicas (cotações de produtos e de ações de empresas etc.), gerenciamento de empresas e negócios, troca de informações culturais etc.
c) São países centrais dentro da economia capitalista, concentrando as cidades globais onde há sede das principais empresas, bancos, órgãos financeiros etc.

6-B

7- Essa Revolução modernizou os meios de transportes, tornado mais barato e rápido a circulação de mercadorias para a economia global, isso por exemplo tornou o transporte aéreo mais rápido, com maior capacidade de transporte de carga, e a um custo menor.

8-B
9- A) Aumentar o mercado consumidor e reduzir custos.
    B) No Alabama a maioria dos investimentos na instalação da fábrica, ficou por conta da própria Mercedes-Benz, já em Juiz de Fora, a maior parte do investimentos, foram financiados pelo capital público, ou seja, o Estado, seja através de isenção de impostos, seja através de financiamento.
10-B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário