sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gabarito da apostila de Geografia, capítulos 6 e 7.



Capítulo 6
Questão 1 – B
Questão 2 – D

3- fatores de repulsão populacional no campo, tais como: mecanização, concentração fundiária, atraso na questão da reforma na estrutura fundiária, etc. Fatores de atração populacional na cidade: melhor qualidade de vida, oferta de emprego ( muitas vezes informal), etc.
Questão 4 – A
Questão 5 – C
Questão 6 – A
Questão 7 – B
Questão 8 – B
Questão 9 – B

10- O conflito surge, na medida que em quanto o grupo dos proprietários fundiários especulam para que o valor da terra seja sempre o mais alto, ou seja, vantajoso possível, para assim obter grandes lucros numa possível negociação, o grupo dos proprietários industriais ou comerciais, querem comprar essa terra pelo menor valor possível, e assim diminuir os custos de implantação da atividade industrial ou comercial.

11- os exemplos de percepção do aumento da violência através da paisagem urbana, podem ser: as grades,  cacos de vidros, cercas elétricas, muros cada vez mais altos, colocação de cancelas em algumas ruas, cabines com segurança particular, etc.

12- a) Alguns pesquisadores utilizam o termo superurbanização para designar um fenômeno urbano que vem se intensificando em algumas nações subdesenvolvidas: crescimento urbano expressivo, desassociado do crescimento econômico e vinculado, principalmente, com o alto crescimento vegetativo e o intenso êxodo rural. A superurbanização ocorre em nações com elevado número de habitantes em que cidades superpovoadas e populosas concentram a maior parte da população e acumulam profundos problemas estruturais e sociais.

b) A forte urbanizacão recente em alguns países asiáticos está associada com os seguintes aspectos:
• elevado crescimento econômico, principalmente nos setores secundário (indústria) e terciário (serviços),gerando empregos nas áreas urbanas — fator de grande atração populacional;
• mecanização e reestruturação do campo, com conseqüente diminuição da oferta de emprego e êxodo rural;
• crescimento vegetativo alto e população absoluta elevada, fatores que geram imenso número de jovens em busca de emprego e melhores condições de vida nos grandes núcleos urbanos.

c) Algumas das características que qualificam um assentamento como favela são:
• ocupação desordenada do espaço, caracterizada pela precariedade estrutural (falta de saneamento básico,energia elétrica e água potável encanada) e irregulariedade da posse da terra;
• elevada concentração humana, com o m²/habitante muito baixo;
• residências estruturalmente precárias, por serem construídas sem o uso de tecnologias modernas.
Resolução
Questão 21

Capítulo 7
Questão 1- D
Questão 2 – B
Questão 3 – B
Questão 4 – B
Questão 5 – E

6- a) A atuação dos agentes que vão produzir esse espaço, é o que definir a valorização, ou não desse espaço, como por exemplo a construção de vias de acesso por parte do Estado, ou a construção de um shopping center valorizando um bairro (norte shopping), melhoria na infraestrutura urbana, instalação de uma UPP, como no caso de alguns bairros da cidade do Rio de janeiro, a contração de serviços como hospitais, áreas de lazer, são vários os fatores e de diversas formas esses agentes podem atuar para a valorização do espaço urbano.

b) Evitar a concentração de investimentos públicos em poucas áreas da cidade, evitar a degradação, abandono, ou seja, o esquecimento por parte do poder público em algumas partes da cidade, e controlar, ordenar, planejar o crescimento do espaço urbano, com o objetivo de diminuir a especulação e supervalorização desse espaço.

Questão 7 – B.

8- a) A característica desse complexo cafeeiro, foi a infraestrutura construída para a atividade do café na cidade de São Paulo, como por exemplo instalação de uma rede bancária, concentração de mão de obra, que irão se transformar em consumidores, infraestrutura de transportes, seja para escoar os produtos, seja para o transporte de massa, como os bondes por exemplo, todas essas atividades surgiram para atender o chamado complexo cafeeiro.

b) As ferrovias serviam para escoar a produção de café até o porto de Santos por exemplo, e nesse trajeto novos espaços, novas cidade se estruturavam para atender as demandas da atividades cafeeira, gerando novos espaços para a acumulação do capital excedente do café.

9- Entre os fatores que estão alterando a hierarquia da rede urbana no Brasil estão: as mudanças na infra-estrutura de transporte e telecomunicação; a mudança na distribuição geográfica dos investimentos; o surgimento de novos setores produtivos; a logística empresarial; o processo de desmetropolização e o crescimento das cidades de porte médio, as mudanças nos hábitos de vida; mudança nos fluxos migratórios e a redistribuição da população.

10- Ocupação de encostas, desmatamento, impermeabilização do solo, falta de planejamento  na infraestrutura urbana, como construção irregulares próximas as margens dos rios, etc.

11- Entre as razões que explicam a difusão de doenças rurais nas cidades destacam-se: a ausência de saneamento básico; as habitações precárias; a poluição dos rios e canais; a expansão das periferias urbanas ocupando áreas de florestas.

12- c
13- No período assinalado (1980-1999), o Centro-Oeste apresentou a maior elevação do grau de urbanização do país, alcançando o índice de 16,7%. Observa-se, portanto, um rápido crescimento desse processo na região em tela.
Dentre as causas que explicam o crescimento da urbanização regional, destacam-se: a expansão de empreendimentos agroindustriais (especialmente, os vinculados à produção da soja para o mercado externo e a do algodão para o mercado interno) e a implantação de infra-estruturas de circulação, comunicação e energia que impulsionaram a formação de uma ampla e complexa rede urbana responsável pelas atividades financeiras, pela prestação de serviços e mobilização da força de trabalho.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo gabarito. Está sendo muito útil. Gostaria de saber se amanhã haverá aula.

    ResponderExcluir